Pimentinhas e Pimentões!

Podem deixar seu comentário aqui na Panelinha! A gente lê tudo e responde, mesmo quando demoramos um pouco!

No nosso sistema de comentários vcs podem usar login do Twitter ou do Facebook, se não tiverem paciência para se cadastrar!
Quem não concorda com o que a gente posta pode comentar também!

Na nossa cozinha todos são bem vindos! Basta manter um certo respeito e educação!

Sigam @panelinhaBBB no Twitter!!!! Ou o @RJCAJr e o @cozinhaidéias que "eh nóis" também! hehehe

sábado, 11 de fevereiro de 2012

The Big Brother is watching you! Lavagem cerebral no povo-gado!

Vamos falar um pouco sério agora...


Não sei se muitos dos que assistem ao "reality show" apelidado no Brasil de BBB conhece de verdade a origem da idéia e em que foi inspirado pelo Endemol para criar sua 1ª versão gringa!


Uma explicação detalhada vai ser postada em uma página especial da Panelinha para os curiosos em breve.


Mas, vamos ao assunto! Gostaria que todos assistissem ao video que vou postar abaixo, prestando atenção em alguns detalhes:


- o texto, óbvio (para quem não sabe inglês, não se preocupem, está legendado)


- as reações do povo durante cada momento do texto


- as personagens citadas no texto


- os gestos


Com certeza muitos vão ligar alguns pontos evidentes, em todo caso, após o video vou deixar meus comentários.


Segue então o trecho inicial do filme 1984, baseado no livro de mesmo nome do autor George Orwell:


>
 
Que tal uma legenda identificando "os envolvidos"?


Ingsoc = o partido ou seja a suposta entidade política à qual as pessoas devem se submeter reverenciando a figura do:


Big Brother = personagem provavelmente inexistente que serve como símbolo de liderança única do partido, que supostamente vê tudo e ouve tudo através de câmeras que estão em toda a parte. O partido se utiliza de campanhas massivas para inserir na mente dos submissos esta invasão de privacidade:



Uma guerra fictícia é utilizada para desviar a atenção dos submissos do que realmente acontece e da manipulação de suas mentes

Goldstein = figura que representa a resistência ao partido e suas manipulações!

Os submissos, ou seja o povo que vive à mercê do partido...


Agora o tal do gesto, que supostamente representaria algo do tipo "vamos à luta" ou "somos guerreiros", mas para mim indica também e, principalmente "mãos atadas", a exata posição que as mão ficam quando estão amarradas, ou seja, submissão.

Todos aqui já viram este gesto dentro a edição atual! E todos estão vendo como anda seguindo o povo-gado!

Pelo que a gente observa ultimamente na internet e, em várias edições passadas, prestando atenção ao texto do video e às reações da turba inflamada, não lhes parece extremamente similar?

O povo-gado não é manipulado exatamente assim pelas edições do programa e não reage cegamente de forma idêntica? Gritam enlouquecidamente sob efeito de uma lavagem cerebral que é imposta a eles, sem que percebam!

Aí está! O ingsoc é o partido, ou seja o diretor e sua equipe que impõe suas vontades lavando a mente do povo gado com sutis alterações da verdade (muitas vezes sem tanta sutileza). O povo-gado nem preciso dizer, não é? O Big Brother, oficialmente não existe, é apenas um símbolo, uma imagem ou voz agressiva usada para controlar os submissos. Goldstein é a resistência, ou seja, todos que são contra essas manipulações e se manifestam de qualquer forma que seja!

Agora o lance mais sério, será que isso só acontece no reality show que comentamos aqui? Estou falando de manipulação de mentes e atitudes, óbvio! Graças a Deus, por enquanto, não temos as câmeras nos seguindo. Isso fica só pros confinados no BBB!


Bjinhos nas pimentinhas e abraços nos pimentões!!!

Rubs 


Aninha metendo o bedelho:
Muita gente não leu... eu o fiz por precisão, sabe?

Tinha uns 14 anos, e por coincidência, me preparando pra prestar o Cambridge... entre 84 e 85. Na época, junto a Animal Farm, Orwel foi pra mim uma espécie de abre-olhos pra certas realidades possíveis além da obrigação de  aprender a interpretar tudo direitinho (ou o mais fielmente possivel para o exame). Ainda nem existia a idéia de um reality show como esse que o holandês inventou devido a esse livro. Mas é tudo muito similar pra quem sacou. Menções alteradas ou proibidas, racionamento de pensamentos e /ou atitudes, a vida vigiada 24/7 e obediência absoluta, submissão a quem detém o poder na realidade chamada 1984. A escassez de recursos é obviamente dos sem poder, o amor é "desencentivado", digamos assim, e as regalias são apenas concedidas a poucos escolhidos que obviamente estão no partido, na esfera provida de privilégios e à alta cúpula, of course!

Abra a boca para dizer o que não deve ou o que não lhe é permitido, e sofra as consequências... Expresse alguma idéia e serás podado e punido, faça o que não é bem-visto pelo poder e arque com as consequências. Desta forma, quem se submete, ou finge se submeter pode ter alguma chance de não servir de exemplo em praça pública, de não ser massacrado no aclamado Dia do Ódio por ordem do Big Brother, em frente a todos os companheiros, conhecidos, colegas...

Assim que nós começamos a assistir ao programa, na primeira edição, em 2002, sacamos algumas coisinhas, mas não tudo, é óbvio: uma delas foi que pra chegar a Big Brother como foi proposto por Orwel, a direção vai precisar de muito jogo de cintura e inteligência (fala sério, coisa que não se vê por lá exceto por raríssimas ocasiões que ainda deixam muito a desejar), além de discernimento sobre o que pode ser feito para que a fidelidade à proposta do jogo seja mantida.

Pra chegar a Big Brother, o diretor e sua malfadada equipe vão precisar de mais coragem, nervos melhores e muito mais experiência. Ó... só a minha opinião, tá? ;)

Mas tirando tudo isso aí acima mencionado, o povo-gado que colabora e defende certos personagens manjados, criados para alimentar a paspalhice cega de quem não entendeu o jogo como jogo ainda - o próprio gado que quer os torrões de açúcar tão cobiçados e proibidos em 1984, realmente acha que o tal Grande Irmão é o cara bacana, o melhor dos participantes lá dentro daquele mundinho quase perfeito criado pela emissora para abrigar, premiar, castigar e dar notoriedade às novas celebridades-momentâneas. e esse mesmo povo continuará alimentando a fama desses participantes, comprando revistas, etc., até que venha outra edição... 

Olha só, no dia em que todo esse povo gado entender que o Big Brother é o cara que não passa de um poderoso qualquer, um boboca que se esconde por trás de um partido, uma figura que muito, mas muuuuito provavelmente não existe, e que o grnade vencedor é realmente quem consegue enganar, ludibriar o tal Big  Brother e seus asseclas, aí sim... aí sim a gente vai ver um reality show de acordo com o que foi proposto no livro, e veremos competidores com máscaras descaradas assumidas, mesmo que apenas depois de ganha a batalha contra todos os outros e contra o BB, veremos um JOGO onde uma vida pode ser construída ou destruída como andamos vendo, deu pra sacar?

Vale tudo? Será? Bom... a gente aqui ama assistir, independente de qualquer coisa. Só queríamos um elenco melhor, mais jogo, e quem sabe, em algum momento, mais inteligência ;) Pronto, falei! hehehe Beijokinhas pra todos!

Aninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário